O maior campeonato mundial de quebra-cabeça na sua casa!

Você já ouviu falar sobre o WPD – World Puzzle Days?

Esse campeonato ocorre todos os anos, desde 2013, na casa das pessoas.

Mas e como assim? Pode acontecer na minha casa?
A resposta é SIM! Deixa eu te explicar como funciona.

O Gunther Simetsberger, austríaco, teve essa ideia incrível de fazer um campeonato on-line. Nele as pessoas tem o período de 2 meses (janeiro e fevereiro) para conseguir montar o máximo de quebra-cabeças possíveis!

Por ser uma competição mundial a lingua oficial é o Inglês.
Mas o Gunther fala 3 idiomas e lê muito bem o português! Ufa! rs! [icon icon=icon-smile size=18px color=#DC4D28]

Dá uma olhada nos números impressionantes do WPD 2016

WPD – World Puzzle Day 2016
Participantes Total % Países Mulheres Homens Equipes Total
Jogadores ativos 739 100% Africa 0 0 0 0
1a vez no WPD 481 65% América 111 16 10 137
Mulheres 574 78% Asia 181 29 10 220
Homens 120 16% Austrália e Oceania 4 0 1 5
Equipes 45 6% Europa 278 75 24 377
Países participantes 47 Totais do Planeta Terra 574 120 45 739

E os participantes levaram a brincadeira a sério!

Foram montados 3508 puzzles de 1000 peças, 328 de 2000 peças, 130 de 3000 peças e 46 de 4000 peças! Essa quantidade enorme de quebra-cabeças resultou num total de 4.741.203 peças (mais de QUATRO MILHÕES de peças). Isso é igual a um tapete de 1.564,34 m2!

Veja todos os números e saiba mais na página oficial do WPD 2016, neste link.

Nós da Puzzle Me acabamos ficando amigos do Gunther e sugeri fazermos a entrevista! Espero que gostem e aguardo a participação de vocês no WPD 2017!

Puzzle Me: Por que e como você criou o WPD?
Gunther: O WPD surgiu porque queria reunir amigos para montar o mesmo puzzle ao mesmo tempo, mas vi que muitas pessoas tinha dificuldade em encontrar a mesma imagem, ao redor do mundo. Por conta disso achei que seria melhor deixar que cada um escolhesse a sua imagem.

Puzzle Me: O WPD tem jogadores do mundo todo. Você se lembra de alguma história engraçada para contar sobre essa mistura de idiomas?
Gunther: Não consigo me lembrar de nenhuma agora, mas muitos jogadores já me ligaram às 3h00 da manhã, pois o fuso horário sempre é uma coisas que confunde as pessoas. Já tive confusões com idiomas falando com amigos, mas isso são assuntos mais particulares… risos!

Puzzle Me: Existe uma determinação para a quantidade de peças mínimas por quebra-cabeça. São sempre 1000 peças mínimo. Por que?
Gunther: O WPD é uma experiência e no começo, na 1º edição em 2012, eram permitidos somente 2000 peças. Já em 2013 aumentamos o limite para 3000 peças, além das 2000, mas muitas pessoas não tinham espaço para montar quebra-cabeças tão grande. Então desde 2015 liberei os de 1000 peças até os de 4000 peças e consegui mais jogadores, pois 1000 peças são mais fáceis e rápidos de montar. 

Puzzle Me: Eu não consigo imaginar como é cuidar de 739 jogadores (WPD 2016). Você consegui montar quantos quebra-cabeças no WPD em 2016?
Gunther: A grande dificuldade é fazer com que todos leiam as regras e principalmente entendam as regras que são feitas em inglês. Utilizo foto montagens para tentar deixar as regras mais claras. Mesmo cuidado de 739 jogador eu consegui montar 6 puzzles de 1000 peças!

Puzzle Me: Em 2017 será a 5ª edição do WPD. Como as pessoas podem se inscrever?
Gunther: As inscrições serão abertas por volta de agosto ou setembro.

Como se inscrever

Para participar você paga uma taxa de 8 euros, diretamente ao Gunther ([email protected]), via PayPal (clique no link para criar sua conta, caso você não tenha uma).

Após sua inscrição cada jogador ganha seu próprio álbum na página do facebook, onde pode ir mostrado o progresso de suas montagens, além de poder ter acesso a todos os álbuns dos outros jogadores. Vale lembrar que também são aceitas equipes de até duas pessoas ficará por 14 euros.

Puzzle Me: Você já conseguiu os patrocinadores para o WPD 2017? Li na sua página que você está a procura de patrocinadores. Como será esse patrocínio?
Gunther: Estou a procura de patrocinadores que queiram pagar pela inscrição dos jogadores de seu país. Desta forma ele estaria atrelado ao maior campeonato do mundo dos puzzles! Para cada país, o patrocinador seria responsável por 50 inscrições. Além dessa forma de patrocínio, eles também podem presentear, com seus próprios puzzles, os jogadores que ganharem algumas das competições dentro do WPD, já que por tradição, todos os anos, são presenteados os jogadores que montarem o maior nº de peça e tem mais curtidas em seus álbuns!

Puzzle Me: Para terminar queria saber quando você começou a gostar dos quebra-cabeças e quais são suas primeiras lembranças?
Gunther: Minha irmã ganhou da minha tia um quebra-cabeça quando eu tinha 7 anos e ela não dava muita bola para ele. Me lembro de entrar no quarto dela, enquanto ela estava na escola, e jogar todas as peças no chão e, sem procedimento algum tentava encaixar as peças. O quebra-cabeça era todo em cinza, preto e marrom, com casas na paisagem, mas tinha um pequeno inseto, como um joaninha vermelha, então eu procurava as pecinhas vermelhas, mas nunca consegui montar ele inteiro. Minha tia acabou me dando um com um desenho de crianças na praia e eu perdi a conta de quantas vezes eu montei ele. Tive uma grata surpresa de encontrar esse mesmo quebra-cabeça no ebay e consegui compra-lo!

Puzzle Me: Gunther, foi muito legal conversar com você e obrigado por criar o WPD e gerar um mundo de puzzlebilidades para nós!

Quer dar uma espiada nos álbuns do WPD 2016?
Então clique aqui!

Gostou do post?
Quer sugerir alguma tema? Deixe seu comentário!

Um abraço,

[icon icon=icon-puzzle-piece size=20px color=#4A276B] Petras

 

2 comments

    Como faço para me inscrever ? Quando terá o próximo torneio?

      Oi Felipe, tudo bem?

      Pelo que pesquisei o último foi em 2018. Neste link aqui tem o acesso a página deles no Facebook.
      World Puzzle Day
      A casa do quebra-cabeça fará as olimpíadas de quebra-cabeça. Eles estão no Instagram como @casa_do_quebra_cabeca

      Boa diversão!
      Um abraço!
      Dani

Deixe um comentário

Shopping cart

0
image/svg+xml

Seu carrinho está vazio.

Continue Shopping